Descubra agora as diferenças entre custo e despesa e como classificá-los
Entenda, de uma vez por todas, as diferenças entre custo e despesa, como classificá-los e a importância desse conhecimento para a gestão efetiva de sua empresa
Muitos empresários acreditam que custo e despesa são termos sinônimos que se referem aos gastos de uma empresa.
Entretanto, por mais que eles estejam relacionados aos gastos de uma empresa, quando falamos de contabilidade, custos e despesas são coisas distintas.
Enquanto os custos estão relacionados aos gastos diretamente relacionados à produção de um bem ou serviço, as despesas estão relacionadas ao produto final, como os gastos administrativos.
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Entender essas diferenças e saber como classificar esses “gastos” são demandas fundamentais se você deseja manter uma gestão efetiva, segura, econômica e lucrativa.
Então, continue a leitura conosco e saiba tudo o que você precisa sobre custos e despesas.
Leia também:
- Dê um fim aos seus custos desnecessários, aplicando estas 3 dicas valiosas!
- Conte com a gestão de custos para otimizar o uso dos recursos em sua empresa;
- Tenha o total controle dos custos dentro da sua construtora.
Por que você deve conhecer e classificar custo e despesa em sua empresa?
Antes de apresentarmos as diferenças entre custo e despesa, bem como as suas classificações, é importante entender por que você deve conhecê-los, não é mesmo?
Desse modo, podemos dizer que esse conhecimento é fundamental para que se tenha uma gestão mais eficiente, econômica e lucrativa.
Isso porque, através da classificação dos seus custos e despesas, será possível aplicar um controle de gastos mais efetivo, reduzindo e até mesmo cortando custos e despesas de forma estratégica, sem prejudicar o bom funcionamento da empresa e de sua produção.
Esse conhecimento também irá trazer mais precisão para a precificação dos seus produtos ou serviços. Afinal, eles precisam ser considerados na hora de definir o preço de venda.
Além disso, você também terá mais precisão e eficiência na gestão do seu fluxo de caixa e na elaboração de relatórios financeiros.
São muitos benefícios, não é mesmo? Então vamos ao que interessa: entender o que são custos e despesas.
Custo e despesa: o que são e quais as suas diferenças?
Os custos são aqueles gastos que possuem relação direta com a atividade-fim da empresa, estão relacionados às atividades desenvolvidas para a produção/comercialização de um produto ou serviço.
Desse modo, podemos citar como exemplos:
- Compra de materiais e de insumos para produção/comercialização do produto ou serviços;
- Compra e manutenção de máquinas e equipamentos;
- Salário dos funcionários que atuam na produção/comercialização dos produtos ou serviços;
- Viagens realizadas com a finalidade de prestação de serviços etc.
Já as despesas podem ser entendidas como aqueles gastos utilizados para manutenção e correto funcionamento da empresa. Elas não estão diretamente ligadas à produção/comercialização dos produtos ou serviços.
Como exemplo de despesas, podemos citar:
- Aluguel do local onde a empresa está instalada;
- Contas de telefone e internet;
- Pró-labore;
- Gastos com marketing;
- Compra de produtos de limpeza, materiais de escritório etc.;
- Despesas tributárias, como impostos, taxas e contribuições;
- Despesas financeiras, como manutenção de maquininhas de cartões, tarifas de boletos bancários, de instituições financeiras etc.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre custos e despesas, é hora de entender como classificá-los. Acompanhe!
Como classificar custos e despesas em sua empresa?
Os custos são classificados em:
- Fixos
São mais previsíveis, pois permanecem os mesmos independentemente da alta ou baixa demanda e do desempenho da empresa.
Desse modo, mesmo que você venda 1000 ou 500 produtos, os custos fixos estarão presentes.
Mas é importante destacar que a sua permanência é em relação ao fato dele sempre existir, ou seja, de sua presença, não é em relação aos seus valores, pois estes podem variar.
- Variáveis
Os custos variáveis, por sua vez, como indica o nome, variam conforme a demanda. Isso significa que, nos períodos em que você vender mais produtos ou prestar mais serviços, esses custos serão maiores do que quando a produção for reduzida.
É importante entender também que tanto os custos fixos quanto os variáveis podem ser:
- Diretos
Estão diretamente relacionados à produção/comercialização dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
- Indiretos
São custos que interferem na produção/comercialização dos produtos e serviços, mas que não possuem uma relação clara com a atividade-fim do negócio.
As despesas, por sua vez, podem ser classificadas como:
- Regulares
São aquelas despesas mais previsíveis, pois estão presentes todos os meses, independentemente de sua demanda, como o aluguel e os salários administrativos.
- Extraordinária
Já as extraordinárias são aquelas despesas inesperadas, como o pagamento de multas e a compra de um novo equipamento para repor um com falhas.
- Fixas
São aquelas despesas que permanecem as mesmas independentemente da demanda, como o aluguel.
- Variáveis
São aquelas despesas que mudam conforme a demanda de trabalho e o desempenho da equipe e da empresa, como o pagamento de horas extras.
Agora que você já sabe o que são custos e despesas, como classificá-los e qual a importância desse conhecimento, vejamos abaixo algumas superdicas de como aplicar um efetivo controle de custos e despesas em sua empresa.
Como fazer um efetivo controle de custos e despesas em sua empresa?
- Faça o levantamento de todos os seus custos e despesas;
- Monitore e atualize o seu fluxo de caixa diariamente;
- Mantenha o controle do seu estoque;
- Negocie com seus fornecedores;
- Conte com o suporte de profissionais contábeis.
Conte com o suporte especializado da Abertura WEB
A melhor forma de aplicar uma gestão efetiva dos seus custos e despesas, bem como para cuidar de todos os seus assuntos contábeis, é contando com o suporte de especialistas.
Afinal, esses profissionais podem ajudá-lo com o seu fluxo de caixa, com a elaboração e acompanhamento dos relatórios financeiros, com o controle do seu estoque, com a elaboração de um planejamento financeiro efetivo e muito mais.
Portanto, se você deseja ter uma gestão mais eficiente, segura, econômica e lucrativa, nós, da Abertura WEB, vamos ajudar você.
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