Custo e despesa: o que são, quais as diferenças e como classificá-los

Custo E Despesa Aprenda De Forma Simples Como Classifica Los E Qual A Diferenca Entre Eles Blog - WebGroup

Descubra agora as diferenças entre custo e despesa e como classificá-los

Entenda, de uma vez por todas, as diferenças entre custo e despesa, como classificá-los e a importância desse conhecimento para a gestão efetiva de sua empresa

Muitos empresários acreditam que custo e despesa são termos sinônimos que se referem aos gastos de uma empresa.

Entretanto, por mais que eles estejam relacionados aos gastos de uma empresa, quando falamos de contabilidade, custos e despesas são coisas distintas.

Enquanto os custos estão relacionados aos gastos diretamente relacionados à produção de um bem ou serviço, as despesas estão relacionadas ao produto final, como os gastos administrativos.

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Entender essas diferenças e saber como classificar esses “gastos” são demandas fundamentais se você deseja manter uma gestão efetiva, segura, econômica e lucrativa.

Então, continue a leitura conosco e saiba tudo o que você precisa sobre custos e despesas.

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Por que você deve conhecer e classificar custo e despesa em sua empresa?

Antes de apresentarmos as diferenças entre custo e despesa, bem como as suas classificações, é importante entender por que você deve conhecê-los, não é mesmo?

Desse modo, podemos dizer que esse conhecimento é fundamental para que se tenha uma gestão mais eficiente, econômica e lucrativa.

Isso porque, através da classificação dos seus custos e despesas, será possível aplicar um controle de gastos mais efetivo, reduzindo e até mesmo cortando custos e despesas de forma estratégica, sem prejudicar o bom funcionamento da empresa e de sua produção.

Esse conhecimento também irá trazer mais precisão para a precificação dos seus produtos ou serviços. Afinal, eles precisam ser considerados na hora de definir o preço de venda.

Além disso, você também terá mais precisão e eficiência na gestão do seu fluxo de caixa e na elaboração de relatórios financeiros.

São muitos benefícios, não é mesmo? Então vamos ao que interessa: entender o que são custos e despesas.

Custo e despesa: o que são e quais as suas diferenças?

Os custos são aqueles gastos que possuem relação direta com a atividade-fim da empresa, estão relacionados às atividades desenvolvidas para a produção/comercialização de um produto ou serviço.

Desse modo, podemos citar como exemplos: 

  • Compra de materiais e de insumos para produção/comercialização do produto ou serviços;
  • Compra e manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Salário dos funcionários que atuam na produção/comercialização dos produtos ou serviços;
  • Viagens realizadas com a finalidade de prestação de serviços etc.

Já as despesas podem ser entendidas como aqueles gastos utilizados para manutenção e correto funcionamento da empresa. Elas não estão diretamente ligadas à produção/comercialização dos produtos ou serviços.

Como exemplo de despesas, podemos citar:

  • Aluguel do local onde a empresa está instalada;
  • Contas de telefone e internet;
  • Pró-labore;
  • Gastos com marketing;
  • Compra de produtos de limpeza, materiais de escritório etc.;
  • Despesas tributárias, como impostos, taxas e contribuições;
  • Despesas financeiras, como manutenção de maquininhas de cartões, tarifas de boletos bancários, de instituições financeiras etc.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre custos e despesas, é hora de entender como classificá-los. Acompanhe!

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Como classificar custos e despesas em sua empresa?

Os custos são classificados em:

  • Fixos

São mais previsíveis, pois permanecem os mesmos independentemente da alta ou baixa demanda e do desempenho da empresa. 

Desse modo, mesmo que você venda 1000 ou 500 produtos, os custos fixos estarão presentes.

Mas é importante destacar que a sua permanência é em relação ao fato dele sempre existir, ou seja, de sua presença, não é em relação aos seus valores, pois estes podem variar.

  • Variáveis

Os custos variáveis, por sua vez, como indica o nome, variam conforme a demanda. Isso significa que, nos períodos em que você vender mais produtos ou prestar mais serviços, esses custos serão maiores do que quando a produção for reduzida.

É importante entender também que tanto os custos fixos quanto os variáveis podem ser:

  • Diretos

Estão diretamente relacionados à produção/comercialização dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. 

  • Indiretos

São custos que interferem na produção/comercialização dos produtos e serviços, mas que não possuem uma relação clara com a atividade-fim do negócio. 

As despesas, por sua vez, podem ser classificadas como:

  • Regulares

São aquelas despesas mais previsíveis, pois estão presentes todos os meses, independentemente de sua demanda, como o aluguel e os salários administrativos.

  • Extraordinária

Já as extraordinárias são aquelas despesas inesperadas, como o pagamento de multas e a compra de um novo equipamento para repor um com falhas.

  • Fixas

São aquelas despesas que permanecem as mesmas independentemente da demanda, como o aluguel.

  • Variáveis

São aquelas despesas que mudam conforme a demanda de trabalho e o desempenho da equipe e da empresa, como o pagamento de horas extras.

Agora que você já sabe o que são custos e despesas, como classificá-los e qual a importância desse conhecimento, vejamos abaixo algumas superdicas de como aplicar um efetivo controle de custos e despesas em sua empresa.

Como fazer um efetivo controle de custos e despesas em sua empresa?

  1. Faça o levantamento de todos os seus custos e despesas;
  2. Monitore e atualize o seu fluxo de caixa diariamente;
  3. Mantenha o controle do seu estoque;
  4. Negocie com seus fornecedores;
  5. Conte com o suporte de profissionais contábeis.

Conte com o suporte especializado da Abertura WEB

A melhor forma de aplicar uma gestão efetiva dos seus custos e despesas, bem como para cuidar de todos os seus assuntos contábeis, é contando com o suporte de especialistas.

Afinal, esses profissionais podem ajudá-lo com o seu fluxo de caixa, com a elaboração e acompanhamento dos relatórios financeiros, com o controle do seu estoque, com a elaboração de um planejamento financeiro efetivo e muito mais.

Portanto, se você deseja ter uma gestão mais eficiente, segura, econômica e lucrativa, nós, da Abertura WEB, vamos ajudar você.

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