Para que a contratação de funcionários ocorra corretamente, é preciso ter atenção a estes aspectos! Entenda
Conheça os pontos que você precisa considerar ao contratar funcionários em sua empresa
A contratação de funcionários é um tema importante que deve ser tratado com a devida atenção em seu negócio.
Perceba que seus colaboradores estão diretamente ligados às entregas que sua empresa irá realizar.
Em tal cenário, preparamos este artigo, com informações que vão ajudar você a fazer escolhas que estejam mais alinhadas com suas necessidades.
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Fique conosco até o final e saiba mais sobre como precisa ser o processo de contratação de funcionários em seu negócio!
O que é a contratação de funcionários?
Este é um termo muito comum no dia a dia de muitos empresários, mas você já parou para pensar o que, de fato, é a contratação de funcionários.
De uma maneira prática e objetiva podemos trazer que seria a escolha de um novo colaborador para realizar uma atividade em sua empresa.
Mas se você parar para analisar, isso não costuma ser algo tão simples e demanda atenção a vários detalhes, para acontecer da forma correta.
No próximo tópico vamos trazer alguns problemas com os quais você poderá ter de lidar, caso não realize adequadamente a contratação de funcionários.
Contudo, antes da gente passar a ele, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar você a gerir sua empresa com mais tranquilidade:
- Veja quais são os documentos contábeis necessários na troca de contabilidade da sua empresa
- Obrigações fiscais: como funcionam e quais são as principais de uma empresa
- Saiba como e de quais a sua Empresa pode conseguir isenção de Impostos
Quais problemas você poderá ter ao não realizar a contratação de funcionários da maneira adequada?
Existem várias dores de cabeça com as quais você precisará lidar quando não realiza essa tarefa da maneira certa.
Por exemplo, você poderá optar por um profissional que não está plenamente capacitado para realizar as atividades em seu negócio.
Ainda, existe a possibilidade de escolher colaboradores que não estejam alinhados com a cultura da empresa.
Também poderá haver frustração, quando a vaga e exigências propostas não correspondem com o que deverá ser feito na prática.
Esses e vários outros aspectos resultantes de uma contratação equivocada de funcionários contribuem para o aumento do turnover.
O termo diz respeito à rotatividade de funcionários e, quando ele ocorre, você precisa:
- dispensar mais tempo para novas contratações;
- aplicar recursos financeiros para escolher novos colaboradores – direta ou indiretamente;
- estressar sua equipe, pois geralmente é preciso readequar as atividades da vaga desocupada, dentre outros.
Nesse sentido, tomar alguns cuidados ajudará você a evitar que seu estabelecimento seja vitima desses problemas.
Conversaremos sobre isso em nosso próximo tópico.
Quais cuidados ter ao fazê-la em sua empresa?
Ao realizar a contratação de um novo colaborador, é preciso ter uma descrição minuciosa do cargo.
Sendo assim, relacione:
- horário de trabalho;
- tarefas que serão desenvolvidas;
- habilidades requeridas (soft e hard skills);
- salário que será pago;
- benefícios que serão ofertados etc.
Enfim, tudo o que você julgar necessário para a execução da tarefa da maneira certa.
Verifique se o novo colaborador terá acesso aos recursos necessários para poder trabalhar.
Busque também estruturar o processo seletivo da maneira adequada.
Isso envolve, por exemplo:
- estabelecer em quais locais a vaga será anunciada;
- definir quais as etapas que a contratação de funcionários deverá conter;
- relacionar documentos que o contratado deverá apresentar;
- elencar quais estratégias serão usadas para conhecer melhor os candidatos.
Lembre-se que você terá pouco tempo para extrair as informações que precisa dos profissionais que estão concorrendo à vaga.
Sendo assim, tudo precisa ser definido de forma estratégica, como a dinâmica que será feita, perguntas etc.
Ainda, lembre-se que você precisará cumprir com a legislação trabalhista e previdenciária.
Sendo assim, é preciso que você busque conhecer todas as particularidades ligadas ao assunto.
Perceba que não cumprir com os normativos, além de prejudicar a motivação da sua equipe, expõe seu negócio a autuações e processos.
O vídeo que separamos vai ajudar você a entender mais sobre o tema:
Por que é recomendado que você tenha suporte de um especialista?
Como você já deve ter notado até aqui, fazer uma contratação de funcionários eficiente, demanda que você dê atenção a muitos detalhes.
Nesse aspecto, ter auxílio especializado é a melhor alternativa para que você faça escolhas alinhadas com as necessidades do seu empreendimento.
Ainda, contribui para que a sua gestão seja mais prática.
No link abaixo você saberá quem pode auxiliar sua empresa a estar em dia com suas obrigações trabalhistas e previdenciárias, mais facilmente:
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Como a gente pode perceber em nossa conversa, embora a contratação de colaboradores seja algo comum na maioria das empresas, é preciso ter alguns cuidados para que ela aconteça da maneira adequada.
As dicas que trouxemos ajudará você realizar isso da maneira adequada em seu negócio.
Isso posto, cabe trazer também que nós, da WebGroup, temos a expertise necessária para auxiliar você a lidar com mais tranquilidade com suas obrigações previdenciárias e trabalhistas.
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