Atualizado em Abril de 2023
Tudo que é preciso para abrir CNPJ para clínica fisioterapêutica
Veja como abrir CNPJ para evitar problemas e garantir a regularização de sua clínica de fisioterapia: conheça todos os passos e documentos necessários!
O Governo vem buscando facilitar cada dia mais o processo para abrir CNPJ. Graças a isso, o processo tornou-se mais simples e rápido.
Ainda assim, é possível ter alguns pontos de atenção na hora de abrir a sua clínica de fisioterapia. O que não significa que você deva se preocupar, muito pelo contrário. Neste artigo, fornecemos informações sobre como os fisioterapeutas podem abrir seu CNPJ.
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Então é só acompanhar o artigo até o fim e ver tudo que você precisa saber!
Preciso abrir CNPJ para ter uma clínica de fisioterapia?
Se você quer atuar dentro da lei, precisa! Portanto, sim, o CNPJ é fundamental para estabelecer a sua clínica médica.
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é o registro da empresa junto à Receita Federal do Brasil, ele é necessário para que a empresa possa ser reconhecida legalmente e realizar suas operações, como abertura de contas, contratação de funcionários e fechar contratos com fornecedores.
Veja mais alguns pontos importantes na abertura e início da sua clínica:
- Contratação de funcionário: você precisa ter cuidado com estes pontos!
- Saiba agora os principais custos para abrir uma empresa.
Como abrir um CNPJ para a sua clínica de fisioterapia?
As etapas para a abertura de um CNPJ para uma clínica de fisioterapia são:
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Cadastro no Crefito
Para iniciar uma clínica de fisioterapia, a exigência inicial é tornar-se um profissional legalmente qualificado e registrado no Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito). O registro é obrigatório para a obtenção de um CNPJ para um fisioterapeuta.
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Verifique a viabilidade do local
A prefeitura do município realiza uma consulta local para aprovar o local de operação escolhido para a empresa.
O objetivo dessa consulta é assegurar que as atividades propostas pela empresa cumpram os requisitos legais da área específica.
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Separe os documentos necessários
Tendo o seu registro, já é possível separar os seus documentos para abrir o CNPJ. Para isso, você vai precisar de:
- O cadastro no Crefito;
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência; e
- IPTU.
- Escolha o tipo de empresa e o regime tributário
Após reunir todos os documentos necessários, é preciso escolher o tipo de empresa que será aberta. A escolha deve ser feita com base nas características e necessidades da clínica de fisioterapia, e dentro do que é permitido em lei. As opções mais escolhidas são:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- LTDA – Sociedade Limitada.
O regime tributário é como sua empresa será tributada. Existem três opções de regime tributário para empresas no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O Simples Nacional é um regime simplificado que reúne diversos impostos em uma única guia, o DAS, que deve ser pago mensalmente. Pode ser usado por clínicas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
No Lucro Presumido, os impostos são calculados com base em uma estimativa de lucro realizada pelo governo. Pode ser escolhido se sua clínica faturar até R$ 78 milhões por ano.
Já o Lucro Real é mais recomendado para grandes empresas. Nele, os impostos são calculados com base no lucro real da empresa. Vale ressaltar que para empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões, esse regime é obrigatório.
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Registro na Junta Comercial
O registro na Junta Comercial é necessário para formalizar a empresa, e a obtenção do CNPJ não pode ser concluída sem essa etapa.
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Faça a abertura do seu CNPJ com a Receita Federal
Após cumpridos todos os requisitos anteriores, você pode fazer a abertura do seu CNPJ. Para isso, é preciso fazer um registro na Receita Federal e apresentar as informações e documentos solicitados.
No entanto, o processo ainda não acabou! Após conseguir o CNPJ, é necessário cumprir mais alguns requisitos para operar de fato de forma legal.
A clínica deve ainda realizar inscrições e obter as licenças necessárias, por exemplo:
- Inscrição Estadual e Municipal;
- Inscrição no INSS;
- Alvará de funcionamento;
- Licença Sanitária;
- Autorização do Corpo de Bombeiros.
Um longo processo pela frente, não é mesmo? Mas você sabia que não é necessário lidar com toda essa burocracia?
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