Abertura de empresa de vendas online: como funciona e proteger seus bens
A abertura de empresa de vendas online, popularmente chamada de e-commerce, é um dos modelos mais famosos dos últimos anos, trazendo uma série de vantagens.
Em suma, são negócios mais fáceis e menos burocráticos, práticos para começar, ideais para aqueles com pouco espaço ou que não buscam ter uma loja física. Vale lembrar que os comércios físicos precisam passar por reformas e inspeções.
Entretanto, é importante conhecer o processo de funcionamento dessas empresas e, principalmente, como fazer para proteger seus bens. Afinal, o meio online é amplo e precisa ser avaliado cuidadosamente.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A WebGroup pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Diante disso, a nossa equipe separou tudo o que você precisa saber sobre o tema em um post estilo guia, para você entender qual direção deve tomar.
Boa leitura!
Abertura de empresa de vendas online: como funciona?
Primeiramente, uma empresa de vendas tem como objetivo a comercialização de produtos e/ou serviços, que podem ser digitais ou não.
Ou seja, você pode escolher vender produtos como roupas, sapatos e eletrônicos, bem como ebooks, cursos online, serviços de assinatura e assim por diante. A gama de produtos é gigante.
Neste cenário, o processo de funcionamento é semelhante a qualquer outro negócio, com alguns passos básicos a serem seguido:
- Desenvolvimento da ideia do seu negócio;
- Criação da empresa – considerando documentação;
- Criação da plataforma de vendas;
- Cadastros, descrições, definição de calendários e preços;
- Marketing;
- Atendimento ao cliente e gestão de pedidos/pagamentos/entregas;
- Atualizações, análises e melhorias.
Vale dizer que, dependendo do tipo de empresa que você escolhe abrir, há especificações a serem seguidas. Por exemplo, profissionais de saúde devem considerar documentos e assinaturas digitais, tipo de imagem que compartilha, termos de liberação de direitos de imagem, etc.
É possível abrir MEI para e-commerce?
O MEI é um dos tipos de documentos mais conhecidos para aqueles que querem ingressar no meio empresarial, dos negócios. Principalmente por ser considerado mais simples e barato. Mesmo que isso signifique migrar posteriormente.
Na prática, você consegue fazer a abertura de empresa de vendas online como MEI, inclusive com os mesmos CNAEs que uma loja física usa.
Aqui é importante ficar de olho nos lucros, já que existem questões de limites e, nem sempre, um tipo de modelo é realmente viável. Por isso, o modelo mais usado para aberturas de e-commerces é a microempresa com natureza jurídica SLU – escolhendo o regime tributário Simples Nacional.
A vantagem dessa escolha é que a sua loja pode ter um faturamento anual de até R$ 360 mil e, se for necessário aumentar esse limite, basta realizar uma alteração contratual, alterando de ME para EPP.
Em outras palavras, você terá um negócio configurado para faturar até R$ 4,8 milhões ao ano, bem como contratação liberada de funcionários – sem restrições de quantidade.
Protegendo seus bens – Abertura de empresa de vendas online como SLU
A SLU – Sociedade Limitada Unipessoal é um modelo no qual o seu patrimônio pessoal e empresarial ficam separados.
Esse modelo é extremamente valioso por proteger seus bens. Afinal, se você tiver algum problema financeiro em algum desses campos, o outro está protegido.
Por exemplo, suponha que você tenha dívidas pessoais, neste caso, sua empresa continua protegida daquele problema. Por outro lado, se declarar falência no negócio, seus bens pessoais não serão usados para quitar as dívidas.
Outra vantagem do modelo SLU é que você não precisa comprovar um valor mínimo para Capital Social. Logo, consegue ter um valor mais acessível para abertura da empresa. Isso desobriga o empreender de precisar integralizar valores altíssimos quando estão começando o negócio.
Assim, as principais vantagens desse modelo incluem:
- Você não precisa de sócio para abertura da empresa;
- Não exige Capital Social Mínimo;
- Investimentos iniciais mais baixos;
- Divisão do patrimônio pessoal e profissional;
- Você consegue abrir mais de uma empresa nesse formato – ideal para empreendedores que queiram trabalhar com atividades distintas.
Vale dizer que ao escolher a opção “Firma” na SLU, o nome jurídico da sua empresa – obrigatoriamente – será o nome civil do proprietário seguido de “Ltda”. Se preferir, você pode abreviar os primeiros nomes, mas nunca o último sobrenome.
Passo-a-passo de como abrir um e-commerce
Agora, a equipe WebGroup separou um passo-a-passo de como fazer a abertura de empresa de vendas online com CNPJ de forma simples.
Contrate uma contabilidade para e-commerce
A primeira dica é um segredo para fazer tudo certo, mais rapidamente e evitar erros que podem custar caro.
Dessa forma, um contador esclarece todas as suas dúvidas, realiza os trâmites legais, entende quais são suas necessidades, bem como as melhores opções disponíveis para a sua empresa ser aberta.
Com o apoio e a orientação do contador, você escolher a melhor natureza jurídica, porte de empresa e tipo de tributação ideal.
Separe os documentos necessários para abertura de empresa
Agora, é hora de separar todos os documentos para abrir uma empresa, sendo documentos básicos da sua rotina, como:
- RG e CPF;
- Comprovante de renda atualizado;
- Carnê IPTU do endereço para abertura da empresa.
Você pode usar um endereço comercial ou um endereço residencial.
Entretanto, caso resida em apartamentos ou dentro de condomínios, só deve usar o seu endereço residencial na abertura do e-commerce se isso for liberado na convenção condominial.
Adquira o certificado digital
Seguindo, para que a contabilidade dar andamento aos trâmites para abertura da empresa de vendas online, você deve adquirir dos tipos de certificado:
- Certificado digital de pessoa física (e-CPF);
- Certificado digital de pessoa jurídica (e-CNPJ).
O contador irá auxiliar na aquisição desses documentos.
Elabore um contrato social
Dando sequência a este passo-a-passo, você deve elaborar um contrato social.
O contrato social é um documento de constituição empresarial que reúne uma série de informações, como lista as atividades (CNAE) da empresa e estipula o seu capital social.
Aguarde a legalização e abertura do e-commerce
Por fim, o contador irá se responsabilizar por uma série de passos que devem ser cumpridos para abrir a sua empresa, como, por exemplo: Realizar uma consulta de viabilidade na prefeitura;
- Solicitar o registro na Junta Comercial;
- Tirar CNPJ na Receita Federal;
- Solicitar a Inscrição Estadual e a Inscrição Municipal;
- Obter as Licenças e Alvarás na Prefeitura;
- Providenciar a autorização para emissão de nota fiscal.
Enfim, aqui na WebGroup você encontra os melhores profissionais para lhe ajudar na abertura, migração e outros serviços, além de conteúdos exclusivos para acompanhar as novidades. Confira agora!