Tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio pode ser um pouco complicado. O empreendedor precisa realizar uma série de estudos mercadológicos e atender a algumas obrigações tributárias e contábeis.
Caso ele se esqueça de algo, o seu empreendimento pode ficar impedido de emitir notas fiscais, ter uma conta empresarial, receber pagamentos por cartão de crédito etc. No pior dos casos, o negócio fica impedido de atender ao público.
Para ajudá-lo a entender o que deve ser realizado, preparamos este artigo. Então, leia com atenção para não se esquecer de nada, ok?
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1. Elabore o contrato social
O contrato social estabelece os direitos, deveres e o papel de cada sócio no desenrolar das atividades da empresa. Esse documento ainda explica quais atividades a empresa desempenhará.
Por isso, o empresário não deve redigi-lo sem a orientação de um profissional contábil. Erros no contrato social podem trazer desentendimentos entre os sócios ou prejudicar a atuação da empresa em mercados específicos.
2. Providencie os registros
Registrar algo é torná-lo oficial aos olhos de uma autoridade. Por isso é que as pessoas registram assinaturas, documentos e certidões em cartório. Para que a sua empresa atue de forma legalizada, ela deverá estar registrada em diversos setores, entre eles: a Junta Comercial do seu estado, a Prefeitura e na Receita Federal.
Nesse caso, também é recomendado terceirizar essas tarefas para os escritórios de contabilidade. Assim, o empreendedor poupa o seu tempo e tem a garantia de que tudo será feito corretamente.
3. Obtenha o alvará de funcionamento
Documento indispensável para que o negócio exerça suas atividades. Atuar sem alvará gera grandes problemas à imagem da empresa — além de multas e possíveis processos jurídicos.
O alvará de funcionamento é emitido pela prefeitura da sua cidade. Então, se você ainda não sabe quanto tempo esse processo durará, visite o site da secretaria da Fazenda ou vá à prefeitura para entender mais sobre o tema. Em algumas cidades, todas essas etapas podem ser feitas pela internet, mas isso depende da estrutura do município.
Além desse alvará, dependendo da atividade da empresa, você precisará providenciar alvarás ambientais e do Corpo de Bombeiros. Em alguns casos, existe a cobrança de taxas.
4. Crie uma conta bancária PJ
Misturar os seus rendimentos pessoais com os da empresa é uma péssima ideia. Além de dificultar a declaração do Imposto de Renda (PJ e PF), essa ação ainda poderá gerar um descontrole financeiro no empreendimento.
Então, mesmo que o seu negócio ainda não tenha realizado nenhuma venda, é importante que ele tenha uma conta bancária específica para ele.
Viu só? Existem detalhes que você não pode se esquecer se quiser criar uma empresa de sucesso. Então, se organize e procure um escritório de contabilidade para ajudá-lo.
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